• Matéria: Pedagogia
  • Autor: leny123
  • Perguntado 8 anos atrás

Veja as denominações abaixo e as exemplificações. I. Modelo eufórico de família: a) É nos relatos de Lygia Bojunga Nunes que se pode constatar a ficcionalização desta alternativa (...), já que os laços de parentesco ocorrem na maioria de seus textos. Não em Os colegas, sua primeira narrativa, que enfatiza a importância da amizade e solidariedade entre as pessoas, mas em Angélica e A bolsa amarela, que colocam em questão o lugar da criança no interior do grupo familiar. É a heroína do primeiro relato que o desafia, quando nega a mentira sobre a qual se apoia a celebridade das cegonhas. Raquel, no outro livro, sente o peso da falta de prestígio das condições (somadas) de criança e mulher. Angélica, pois, enfrenta os adultos, abandonando o meio em que vive, para construir sua vida isoladamente; Raquel, pelo contrário, é sufocada pelo ambiente doméstico, do qual não escapa, podendo, quando muito, racionalizar que ser menina não é tão mau assim.. (Zilbeman, 1985) II. Modelo crítico de família: b) Neste sentido, a obra de Érico Veríssimo oferece um bom exemplo, pois, embora tenha sido produzida à sombra de Monteiro Lobato, elabora um modelo da vida familiar que é característico de boa parte da prosa nacional: é aquele que privilegia os valores da existência doméstica, encerrando nela as personagens infantis, porque se trata de seu mundo verdadeiro. (Zilberman, 1985) III. Modelo emancipatório de família: c) Exaltação da natureza: as belezas naturais do país, o amor à terra que é extremamente fértil, idealização da vida rural; exaltação dos vultos e história do Brasil: origens, história e os grandes homens do país; exaltação da língua: preocupação e culto da língua nacional, apuro na linguagem expondo as crianças a bons textos, daí também o culto de grandes autores e grandes obras. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/caract.htm (Adaptado) IV. Ideologia burguesa: d) Centrando a maior parte das histórias no cenário urbano e utilizando personagens oriundas da classe média, estas narrativas enfatizam os problemas que resultam de seu lugar na escala social e profissional. O menino e o pinto do menino, de Wander Piroli, inaugura, de certo modo, esta inclinação. (Zilberman, 1985) Relacione as colunas de modo a alinhar as denominações aos exemplos ou definições, a partir dos textos da literatura infantojuvenil brasileira. Escolha uma: a. 1-b, 2-c, 3-d, 4-a. b. 1-d, 2-b, 3-c, 4-a. c. 1-e, 2-a, 3-b, 4-c. d. 1-a, 2-d, 3-b, 4-c. e. 1-b, 2-d, 3-a, 4-c.


leny123: por favor alguém sabe?
MTfisica: a-III; b-I; c- IV; d- II

Respostas

respondido por: vikpds
39
 é a resposta correta1-b, 2-d, 3-a, 4-c
respondido por: Matheusieti
5

A alternativa E está correta.

A partir da leitura de Monteiro Lobato, diversas adaptações para o público infantil foram desenvolvidas, o que reforça o caráter crítico de suas obras, quando as crianças assumem essa consciência aprendendo melhor sobre o enredo do autor;

Monteiro Lobato era um grande fã de outras escolas literárias (de outros países), por isso, apesar de ser nacionalista, e, produzir conteúdo voltado para nossa realidade, ele bebia em outras fontes de inspiração.

Diversas atividades podem ser apresentadas baseadas no ensino das obras de monteiro lobato, o que revela um peso importante didático contribuindo para a formação estudantil.

Perguntas similares