A mobilização de grupos na internet, especialmente nas redes sociais, tem crescido nos últimos anos. A partir disso, observe o que Manuel Castells, autor de Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet, escreve: “De início, eram uns poucos, aos quais se juntaram centenas, depois formaram-se redes de milhares, depois ganharam o apoio de milhões, com suas vozes e sua busca interna de esperança, confusas como eram, ultrapassando as ideologias. Redes de indignação e esperança e a publicidade para se conectar com as preocupações reais de pessoas reais na experiência humana real que fora reivindicada. Começou nas redes sociais da internet, já que estas são espaços de autonomia, muito além do controle de governos e empresas, que, ao longo da história, haviam monopolizado os canais de comunicação como alicerces de seu poder. Compartilhando dores e esperanças no livre espaço público da internet, conectando-se entre si e concebendo projetos a partir de múltiplas fontes do ser, indivíduos formaram redes, a despeito de suas opiniões pessoais ou filiações organizacionais. Uniram-se. E sua união os ajudou a superar o medo, essa emoção paralisante em que os poderes constituídos se sustentam para prosperar e se reproduzir, por intimidação ou desestímulo – e quando necessário pela violência pura e simples, seja ela disfarçada ou institucionalmente aplicada. Da segurança do ciberespaço, pessoas de todas as idades e condições passaram a ocupar o espaço público, num encontro às cegas entre si e com o destino que desejavam forjar, ao reivindicar seu direito de fazer história – sua história –, numa manifestação da autoconsciência que sempre caracterizou os grandes movimentos sociais.” (CASTELLS, 2013, p. 9-10) A partir do texto acima, escolha UMA das linhas a seguir para defender:
a) As redes sociais criaram um espaço para a troca de informações e para a partilha de sentimentos coletivos, possibilitando um novo modelo de participação do cidadão.
b) As redes sociais criaram um espaço para a troca de informações, mas não para a partilha de sentimentos coletivos, por isso, só possibilitou um modelo de participação mais individualista.
Respostas
respondido por:
13
AS REDES SOCIAIS CRIAM UM ESPAÇO PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás