• Matéria: Geografia
  • Autor: bia1574
  • Perguntado 8 anos atrás

quais os benefícios e prejuízos das usinas hidreletricas do Rio São Francisco

Respostas

respondido por: sabrinarobera20
7
Vantagens da hidreletricidade Barragem

Hidroeletricidade não “utilização” de água, toda a água é retornado à sua fonte de origem. A energia hidrelétrica pode ser criado 24/7 indefinidamente assumindo que o corpo de água que está utilizando nunca seca. Ele também é outra fonte absolutamente limpa de energia. As usinas de energia, uma vez no lugar, não cria quaisquer subprodutos dos resíduos em sua conversão. Barragens construídas também pode fechar suas portas e conservar a água para uso quando a alimentação é em maior demanda.

Desvantagens da hidreletricidade

Como todas as usinas de energia, usinas hidrelétricas são muito caros para construir, e deve ser construído para um padrão muito elevado. O alto custo significa que as plantas devem operar por um longo tempo para se tornar rentável. A criação de barragens também pode criar alagamento de terras, o que significa meio ambiente natural e o habitat natural dos animais, e até mesmo pessoas, podem ser destruídos.

A construção de barragens para a energia hidrelétrica também pode causar uma série de problemas de acesso à água. A criação de uma barragem em um local pode significar que aqueles abaixo do rio não tem mais controle do fluxo de água. Isso pode criar polêmica em lugares onde países vizinhos compartilham uma fonte de água.

O Brasil tem hoje, nas hidrelétricas, sua principal fonte de energia, quase 95% da energia consumida no país é gerada por esse tipo de usina, o restante é proveniente de usinas nucleares e termelétricas. Com seus grandes rios, o país possui o terceiro maior potencial hidráulico do planeta, ficando atrás somente de países como China e Rússia.

As usinas hidrelétricas no Brasil podem ser classificadas quanto à sua potência para geração de energia, em dois tipos: As que produzem de 1 MW (Megawatt) a 30 MW e possuem reservatório com área menor que 3 km² são classificadas como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s). Aquelas que produzem mais que 30 MW são classificadas como Grandes Centrais Hidrelétricas (GCH’s).


bia1574: É do Rio São Francisco.?
Perguntas similares