resume esta resposta por favor urgente!
ficou conhecida como a “era do aço e da eletricidade”, entre as invenções surgidas nessa época estão o processo de Bressemer, (transformação do ferro em aço); o (motor de combustão interna) inventado pelo engenheiro alemão - Nikolaus August Otto e o croata, Nikola Tesla com o (dínamo), que permitiu a substituição do vapor por eletricidade.
Respostas
Resposta:
ExpIniciada em 1860, ficou conhecida como a “era do aço e da eletricidade”, entre as invenções surgidas nessa época estão o processo de Bressemer, (transformação do ferro em aço); o (motor de combustão interna) inventado pelo engenheiro alemão - Nikolaus August Otto e o croata, Nikola Tesla com o (dínamo), que permitiu a substituição do vapor por eletricidade. A Segunda Revolução Industrial permaneceu até o advento da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nesse período novas fontes de energia começavam a ser utilizadas em maior escala. A extração de petróleo e a energia elétrica substituíram o carvão, passando a moverem motores, iluminar cidades e proporcionar comunicação entre as pessoas. Durante o conflito, deu-se continuidade às pesquisas e experiências com máquinas e armamento bélico. Iniciara-se a corrida armamentista e a luta pela hegemonia mundial.
Como resultado, os quatro anos de conflito causaram um colapso nos quatro impérios da Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), mudando de forma radical o mapa geopolítico.
A Divisão Do Trabalho
As invenções da Segunda Revolução Industrial foram os principais recursos usados por Henry Ford, para desenvolver o sistema de exploração do trabalho para obtenção do capital, ficando esse tipo de organização do trabalho conhecido por fordismo.
Fordismo
O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra. Ele adotou três princípios básicos:
1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.