• Matéria: Filosofia
  • Autor: chaeddest
  • Perguntado 9 anos atrás

Que elementos míticos você poderia identificar no pensamento dos filósofos pré-socráticos?
Que critica os pensadores contemporâneos fazem as teorias destes filósofos naturalistas?

Respostas

respondido por: saidairotiv
39
A água, por Tales de Mileto; o apeiron, uma luta entre os elementos (ar, água, terra e fogo), por Anaximandro de Mileto; O ar, por Anaxímenes de Mileto e os números por Pitágoras de Samos. A crítica contemporânea à esses pensamentos é de que eles tinham uma base teórica, todavia eram rudimentares, pois não tinham uma base científica.

chaeddest: Os dias andam tão corridos rs Obrigado por ter me ajudado, desculpa-me a demora agradecer, desejo que tenha sucesso na vida!
respondido por: larissamagrani
5

Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se com a origem do Universo e como a natureza foi criada. Assim, de modo científico, debruçavam-se a observar o cosmos e refletiam acerca do princípio de todas as coisas.

Com isso, os filósofos pré-socráticos são denominados de "filósofos da natureza", pois utilizam sua racionalidade para pensar sobre a arché (princípio) e a physis (natureza).

Seus principais fundadores são: Tales de Mileto, que concebia que tudo vinha da água; Anaximandro, que afirmava o ápeiron, ou seja, o indeterminado; Anaxímenes, o ar; Pitágoras, o princípio era os números, Heráclito, que dizia que era o fogo.

Assim, os filósofos pré-socráticos não descartavam as concepções míticas por completo, mas tentavam explicar a realidade pela razão. Assim, os filósofos socráticos sofisticaram a filosofia e concentraram-se no homem.

 

Link: brainly.com.br/tarefa/19367549

Anexos:
Perguntas similares