• Matéria: Psicologia
  • Autor: claudianereclaudia
  • Perguntado 8 anos atrás

2)
(Udesc-SP) Leia o excerto a seguir. "As classes dominantes, sob liderança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diversas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram partes integrantes do sistema político populista."

(DREIFUSS, René Armand.1964: a Conquista do Estado–Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 483.)

Alternativas:

a)
Entre os partidos políticos que lutaram pela preservação da democracia e contra a ditadura militar, destacou-se a Aliança Renovadora Nacional – ARENA.
b)
À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a China Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart realizou para aquele país.
c)
A guerrilha urbana instituída pelo Estado Brasileiro foi capaz de proteger os cidadãos da ameaça comunista.
d)
Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou apenas por influências internas e exclusivamente brasileiras.
e)
Questões sociais como reforma agrária, distribuição de renda e alianças políticas não foram significativas para a produção do Golpe Militar de 1964.

Respostas

respondido por: omirleal
9
O golpe militar no Brasil contou com a articulação de setores internos à sociedade brasileira – empresários, políticos, religiosos e militares – e também externos, principalmente empresas multinacionais que tinham investimentos no país e também os EUA, que pretendiam barrar qualquer regime que poderia significar oposição às suas diretrizes para o continente americano.
Resposta:
(
D) Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou apenas por influências internas e exclusivamente brasileiras.
Perguntas similares