Leia o texto "Cartazes", de Mario Quintana.
Os ônibus anunciam dentifrícios, depilatórios, tônicos, etc. As lojas anunciam liquidação. Os muros anunciam candidatos. Os letreiros luminosos anunciam refrigerantes, pneus, diabo... E quando, enfim, numa última tentativa de fuga, a gente ergue os olhos para o céu sereno, os Céus anunciam a Glória do Senhor.
a) Classifique o verbo anunciar quanto à predicação.
b) Há outro verbo no texto cuja classificação é a mesma do verbo anunciar. Que verbo é esse?
c) O texto mostra que a propaganda exagera na quantidade de produtos que anuncia. Os termos que representam esses produtos, enumerados nas orações, desempenham qual função sintática.
Respostas
a) É transitivo, pois precisa de complemento verbal para fazer sentido.
b) Também é um verbo transitivo, assim como o verbo “anunciar”.
Resposta da a)
O verbo "anunciar" é transitivo direto e indireto, pois precisa de complemento verbal para fazer sentido.
Nesse caso, anunciar está sendo usado como um verbo transitivo direto, pois está anunciando "algo", mas ele também poderia ser um verbo transitivo indireto, se a oração informasse a quem os ônibus, lojas, muros e letreiros estão anunciando. Ou seja, como o objeto não tem preposição, trata-se de objeto direto.
Nesse caso, os objetos são todos substantivos.
Lembre-se, ainda, que também existem os verbos intransitivos, que são aqueles que não demandam um complemento.
Resposta da b)
O outro verbo transitivo direto e indireto que há no texto é o "erguer" em "a gente ergue os olhos para o céu sereno", porém nesse caso há o objeto direto (os olhos) e o objeto indireto (para o céu sereno).
Note que assim como "anunciar", erguer demanda a existência de um complemento, por isso é caracterizado como transitivo.
Tanto "olhos" quanto "o céu sereno" são substantivos.
Outras preposições que podem ser utilizadas com os objetos: a, com, de, em, sem, por.
Resposta da c)
Como você não colocou quais são os termos que estavam enumerados, fica mais difícil de responder, mas como a questão fala sobre o exagero na quantidade de produtos, eu imagino que os termos seriam "dentifrícios, liquidação, tônicos, refrigerantes, pneus, etc".
Quando falamos sobre esses termos que eu coloquei, a função sintática é objeto direto, pois todos associam-se ao verbo transitivo direto "anunciar", indicam o que está sendo anunciado.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18304430