• Matéria: Psicologia
  • Autor: Harisilver
  • Perguntado 8 anos atrás

O historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) afirmava que, com a globalização, surgiu uma espécie de dissolidarização de classes, constituída pelo que classificou como “valores de um individualismo associal absoluto”.Considerando a linha de raciocínio acima sobre individualismo e a globalização, leia com atenção as afirmativas a seguir:I Há um novo ciclo sistêmico do capitalismo, caracterizado pelo fenômeno da circulação global de capital, de modo a lançar luzes em seus sintomas sociais, na forma de indivíduos egocentrados. II As novas necessidades de manutenção do frágil e já consolidado modo de produção moldaram inéditas relações sociais, em uma espécie de isolamento em que os indivíduos se alienam da condição de classe, ou seja, de pertencerem a grupos de interesses comuns. III A ideologia vigente é a da solidariedade e irmandade social e cultural, de modo que a globalização foi um meio de produzir a formação de redes sociais – de maior interação social. É FALSO o que se afirma em
a.
II e III, apenas.
b.
I, apenas.
c.
I, II e III.
d.
II, apenas.
e.
III, apenas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
167

A alternativa III é incorreta.

Em primeiro lugar, observamos que Hobsbawm reflete sobre a práxis do indivíduo assumindo um caráter prático nas relações de trabalho, onde o proletário acaba fazendo parte desse sistema de capitalismo exacerbado, assim, a ideologia está perceptível e consciente para o homem.

Eric Hobsbawm se refere ao período de ascensão do capitalismo na Europa na passagem do século XIX para o século XX.

A principal característica que define este momento é o crescimento da economia, do espaço urbano e da migração do homem do campo para a cidade.

respondido por: carlaborgess49
83

Resposta:

É falso oque se afirma na alternativa III

Perguntas similares