Respostas
respondido por:
6

Você está aqui:Mundo Educação Química Química Geral Filtração
Filtração
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
em Química
Compartilhe!
 

Filtração
A filtração é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido. Como o próprio nome indica, utiliza-se um filtro (um material poroso) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás. Existem dois tipos de filtração: a filtração simples ou filtração comum e a filtração a vácuo. Veja cada uma:
* Filtração simples: Em laboratório, um papel de filtro, que possui formato de círculo, é dobrado ao meio duas vezes, ficando dividido em quatro partes, conforme mostra a figura a seguir. O papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração, acelerando o processo. Se a parte que interessa é o resíduo sólido que fica retido no papel de filtro, é possível dobrá-lo ainda mais para deixá-lo ainda mais pregueado:

Papel de filtro dobrado na forma de cone
O papel de filtro é então colocado em um funil simples de vidro de haste longa. Com o auxílio de um bastão de vidro, a mistura é transferida. Enquanto as partículas sólidas ficam retidas no filtro, o líquido passa pelos poros e é recolhido em outro recipiente que fica posicionado logo abaixo da haste do funil.

Esquema de filtração comum que é feita em laboratório
No cotidiano, esse método é usado para coar o café, na limpeza da água pelo filtro caseiro e também nas estações de tratamento de água e esgoto quando a água passa por filtros de areia e grades que impedem a passagem de peixes, plantas e detritos. Isso revela que o filtro usado pode ser constituído de vários tipos de materiais, de acordo com o que se deseja filtrar. O carvão ativado é um exemplo de componente usado para filtrar misturas. Veja isso no texto Filtração por carvão ativado.
Além disso, há vários exemplos de filtros usados no cotidiano para separar partículas sólidas de gases. Por exemplo, o aspirador de pó possui um filtro que separa a sujeira do ar, e as chaminés das indústrias possuem filtros que impedem que partículas de poeira sejam lançadas para a atmosfera juntamente aos gases produzidos.

Exemplos de filtração no cotidiano
* Filtração a vácuo: A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.
O esquema a seguir mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida. Esse tipo de filtração utiliza o papel de filtro na forma original de círculo dentro do funil de Buchner (um funil bem maior e pesado, feito de porcelana e que contém vários furinhos como se fosse uma peneira). Esse funil é acoplado ao kitassato com uma borracha que impede a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma trompa de água puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo, assim, a pressão dentro dele. Desse modo, quando se passa a mistura por esse sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro praticamente seco.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás