Respostas
É a doença mais comum causada por vírus. A gripe é uma infecção altamente contagiosa do aparelho respiratório. Seus sintomas são: febre, mal-estar, dores de cabeça e musculares, e sensação de moleza no corpo. Ela deve ser tratada, pois se não for curada pode implicar em doenças mais graves como bronquite, pneumonia, tuberculose, etc. Para a cura da gripe, a pessoa precisa aumentar as defesas do sistema imunológico bebendo muito líquido, sucos de frutas que contenham a vitamina C. Deve-se evitar o contato com outras pessoas, como aperto de mãos, tossir ou espirrar.
2. CaxumbaÉ uma doença na região das glândulas salivares e da região do ouvido. Seus sintomas são: febre, dor de ouvido e inchaço na orelha. A transmissão é realizada por contato direto com a pessoa contaminada e objetos contaminados. A caxumba mal tratada pode causar maiores problemas nas glândulas sexuais. Em meninos, pode acarretar infertilidade quando adulto. Pode-se evitar a caxumba com a vacinação em crianças.
3. SarampoO sarampo é uma doença muito semelhante com a gripe e possui os mesmos sintomas. Além de que pessoas com sarampo também apresentam sintomas como olhos lacrimejantes, manchas rosadas no corpo e fotofobia (mal-estar diante da presença da luz). Pode-se evitar o sarampo com a vacinação.
4. Poliomielite ou paralisia infantilÉ uma doença altamente contagiosa que afeta geralmente as crianças, embora também possa atingir adultos. É uma doença que atinge o sistema nervoso central provocando paralisia nos membros inferiores e musculares. A transmissão se dá por meio de contato direto com pessoas e objetos contaminados. A contaminação também pode ocorrer por meio de moscas contaminadas. A doença pode ser evitada com a vacina Sabin em crianças.
5. AidsÉ uma doença causada pelo vírus HIV. Seus sintomas são: infecção aguda, febre, mal-estar, dores nas articulações, diarreia, manchas vermelhas na pele e aumento dos gânglios linfáticos. A Aids é uma doença mortal que ainda não tem cura. A transmissão da doença pode ocorrer por meio de transfusão de sangue, de seringas e agulhas de injeção contaminadas e por meio de relação sexual com pessoas portadoras do vírus. Ainda não existe vacina para a doença, embora vários medicamentos já tenham sido fabricados.