Respostas
bem,Leonhard Euler,foi filho de Paul Euler, ministro protestante, e Margaret Brucker, mudou-se para Riehen com um ano de idade, e lá foi criado. Seu pai o introduziu nos primeiros estudos de matemática.
Quando chegou à adolescência, Euler retornou a Basel para estudar, preparando-se para o curso de teologia na Universidade.
Leonhard não aprendeu matemática alguma na escola, mas seu interesse, despertado nas lições de seu pai, o levou a estudar sozinho textos diversos e a tomar lições particulares.
Embora muito religioso, Euler não se entusiasmou com o estudo da teologia, e seu pai consentiu que ele mudasse para a matemática.
Terminado o curso, foi convidado a assumir a cadeira de um professor falecido na Universidade de São Petersburgo. Como não fora selecionado para a cadeira de física da Universidade de Basel, aceitou o primeiro convite e, em 1727, mudou-se para a Rússia.
Chegando lá, afiliou-se à Academia de Ciências, onde teve contato com grandes cientistas como Jakob Hermann, Daniel Bernoulli e Christian Goldbach.
Em
1730, Euler tornou-se professor de Física da Academia, fato que
o permitiu abandonar o posto de lugar-tenente da marinha Russa, que ele
ocupava desde 1727. Três anos mais tarde, com o retorno de Daniel
Bernoulli a Basel, Euler assumiu a cátedra de matemática
da Academia, e os proventos advindos dessa nomeação permitiram
que ele se casasse, em 1734, com Katharina Gsell, uma moça de ascendência
suíça.
Os
dois tiveram treze filhos, mas apenas cinco sobreviveram à
infância. Euler atribui a essa fase algumas de suas maiores proezas
científicas.
bem espero ter ajudado *_* vlw