• Matéria: Psicologia
  • Autor: mariferreir1997
  • Perguntado 8 anos atrás

1)(Uespi) Sob a presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1961), a nação brasileira assistiu à criação de Brasília, – considerada, pela UNESCO, patrimônio cultural da humanidade – e vivenciou:
Alternativas:
a)momentos de euforia resultantes, em boa parte, da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e aumento do poder aquisitivo da classe média.
b)importante papel político para a aproximação dos países da América Latina com os Estados Unidos, em vista da estratégica posição do Brasil no Atlântico Sul.
c)época de forte repressão política ao operariado e descaso para com a interiorização do desenvolvimento econômico.
d)um período predominantemente liberal, em termos econômicos, o que pode ser exemplificado pelo início da construção da Companhia Siderúrgica Nacional.
e)uma forte recessão econômica em que a indústria nacional não deu sinais de crescimento e o poder aquisitivo da classe média caiu.
2)(Udesc-SP) Leia o excerto a seguir. "As classes dominantes, sob liderança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diversas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram partes integrantes do sistema político populista."
Alternativas:

a)Entre os partidos políticos que lutaram pela preservação da democracia e contra a ditadura militar, destacou-se a Aliança Renovadora Nacional – ARENA.
b)À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a China Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart realizou para aquele país.
c)A guerrilha urbana instituída pelo Estado Brasileiro foi capaz de proteger os cidadãos da ameaça comunista.
d)Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou apenas por influências internas e exclusivamente brasileiras.
e)Questões sociais como reforma agrária, distribuição de renda e alianças políticas não foram significativas para a produção do Golpe Militar de 1964.
3)(Unesp) Leia o trecho da música abaixo:
"Bossa nova é ser presidente
desta terra descoberta por Cabral.
Para tanto basta ser tão simplesmente:
simpático, risonho, original.
Depois desfrutar da maravilha
de ser o presidente do Brasil,
voar da Velhacap pra Brasília,
ver Alvorada e voar de volta ao Rio.
Voar, voar, voar.[...]

A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a
Alternativas:

a)representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
b)celebração dos novos meios de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar aviões nos seus deslocamentos internos.
c)rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
d)crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
e)recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais
4)(Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961:
Alternativas:
a)a política externa totalmente alinhada aos interesses norte-americanos.
b)a ausência de medidas anti-inflacionárias, gerando a forte pressão do FMI.
c)o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
d)a intensa colaboração entre presidente e Congresso nas questões administrativas.
e)a total dependência política do presidente em relação ao seu partido, a UDN.
5)Observe a imagem publicitária da Coca-cola durante o Natal de 1957.
Uma das características do governo de Juscelino Kubitschek foi o estímulo à produção industrial e ao aumento de consumo por parte das camadas urbanas de rendimento médio. Tal político obteve sucesso junto à população, e economicamente NÃO teve como consequência:
Alternativas:
a)a consolidação do setor de bens de consumo.
b)o aumento da inflação.
c)o aumento da dívida pública.
d)a intensificação da industrialização.
e)o aumento da qualidade de vida da classe operária.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
386

Olá!

É recomendável que deixe o mínimo de perguntas possível, para poder ajudar melhor a resolver suas dúvidas.

1) Sob a presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1961), podese dizer que foi um dos maiores periodos produtivos do Brasil, porque foram feitas muitas obras que modernizaram o país. Além disso foi criada Brasília,considerada, pela UNESCO, patrimônio cultural da humanidade

Durante essos anos, a urbanização e industrialização foram desenvolvidas, aumentando a produção de os bens e serviços para a população, o que beneficiou as classes média e alta.

Sabendo isso, temod que é correto que se afirma em:

a) Momentos de euforia resultantes, em boa parte, da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e aumento do poder aquisitivo da classe média.


respondido por: Anônimo
80

Resposta:

alternativa A

Explicação:

O governo JK incrementou a produção industrial brasileira e a infraestrutura para produção, através de uma política que ficou conhecida como desenvolvimentismo. O crescimento econômico advindo dessa política provocou forte onda de otimismo e o poder de compra e acesso ao consumo da classe média aumentaram.

Perguntas similares