Respostas
respondido por:
0
O conceito "espaço vital" surgiu com o nazismo (em alemão, Lebensraum) é concebido por Friedrich Ratzel, alemão que propôs uma Antropogeografia, como um ramo da geografia humana, como o espaço de vida dos grupamento humanos. Ao sistematizar os conhecimentos políticos aplicados pela geografia, Ratzel contribuiu decisivamente para o surgimento da geografia política, que no início do século XX foi acrescida do termo geopolítica (este cunhado por Rudolf Kjellèn). O espaço vital seria o espaço necessário para a expansão territorial de um povo,no caso, alemão. Não apenas a restauração das fronteiras de 1914, mas também a conquista da Europa Oriental. Espaço onde as necessidades, relativas à dominação territorial, recursos minerais, etc, desse povo seriam realizadas.Quem também fazia parte, como se fosse um "trato", era a Itália, que por ficar do outro lado do "espaço vital" era de grande interesse alemão. O interesse alemão e italiano nesta expansão justificava-se em certa medida pelo fato dos dois países serem retardatários na expansão marítima européia, e ao contrário da França e da Inglaterra, não tinham vastos domínios coloniais. O possibilismo, de Vidal de La Blache serviu como uma resposta antagônica ao espaço vital, ao considerar que havia maneiras de desenvolver econômicamente em um limitado espaço geográfico.
respondido por:
0
R: para Alemanha conseguir viver a sua grandiosidade, em sua plenitude precisa de um espaço mínimo (o vital), para se manter e assim alcançar aquilo que a sua potencialidade permite.
- Lembrando que Hitler vai usar isso como justificativa para iniciar o processo de conquistas territoriais tendo como base o Tratado de Versalhes, quebrando suas determinações.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás