Respostas
Big Bang (ou “Grande Explosão”) é umateoria científica que tenta explicar a origem do universo a partir da sua contínua expansão, que cria um distanciamento cada vez maior entre as galáxias.
Estima-se que o Big Bang tenha acontecido há aproximadamente 14 bilhões de anos, data em que o universo teria começado a se expandir e a criar os primeiros elementos essenciais para a vida.
Acredita-se que o tempo e o espaço, assim como outras grandezas como a força gravitacional e o eletromagnetismo, também surgiram a partir do Big Bang.
De acordo com a teoria, o universo era extremamente quente e denso. Com a densidade comprimida em apenas um determinado ponto, houve um colapso e, por consequência, uma grande libertação de energia. Este momento é conhecido como o “Big Bang”.
Após esta “explosão”, toda a energia começou a se expandir rapidamente e, ao longo dos anos, o universo começou a se resfriar, permitindo a criação dos primeiros elementos, como o hidrogênio, por exemplo.
Com o surgimento de grandes nuvens de hidrogênio, estas foram ficando cada vez mais quentes e densas, até que também entraram em colapso e formaram as primeiras estrelas no universo... É ISSO
A partir daí, diversas pesquisas foram feitas com a ajuda de telescópios, e os cientistas puderam deduzir que o universo realmente se expandia, porém de modo ordeiro. Para entendermos a idéia do Big-Bang devemos fazer o caminho contrário. Ou seja, se ao invés de o universo se expandir a todo momento, ele fosse contraído. Todo o universo convergiria, até voltarmos a um único ponto de origem, o ponto inicial de matéria.
Há uns 15 a 20 bilhões de anos atrás o universo não existia, nem o espaço vazio, nem mesmo o tempo. Tudo o que havia era uma esfera extremamente pequena, do tamanho da ponta de uma agulha. E esse pontinho há cerca de 18 bilhões de anos teria se explodido formando o universo atual.