Em regime de câmbio fixo, um aumento dos gastos dos turistas estrangeiros no Brasil levará a uma redução do estoque de moeda estrangeira no Banco Central? É verdadeira ou falsa a afirmação acima?
a. Verdadeira. Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, ceteris paribus. b. Verdadeira. Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Uma queda nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, ceteris paribus. c. Falso. Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, tudo o mais constante.
d. Falso. Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca uma redução na oferta de divisas e, portanto, contribui para uma redução das reservas, tudo o mais constante.
e. Verdadeira. Num regime de câmbio flutuante, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, ceteris paribus.
Respostas
Falso. Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, tudo o mais constante.
Resposta:
C. Falso.
Num regime de câmbio fixo, o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas), quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas), quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, sendo tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e, portanto, contribui para um aumento das reservas, tudo o mais constante.
GABARITO CRUZEIRO DO SUL
Explicação: