Respostas
Em uma resposta simples e breve "o tempo é aquilo que nos faz perceber a diferença entre o antes, o agora e o depois". Todos os animais sentem algum efeito da passagem do tempo, mesmo que apenas a mudança do claro para o escuro, do dia e da noite. A experiência do tempo é vivida por todos os seres humanos e se configura em algo penetrante, íntimo e imediato.
A percepção do tempo é curiosa. Percebemos o mundo com nossos sentidos, mas não podemos ver, ouvir, tocar, cheirar ou mesmo experimentar o tempo. A sensação da sua passagem parece ser bem `elástica', dependendo das circunstâncias sob as quais cada indivíduo está submetido. Quando nos divertimos, percebemos o tempo de forma diferente de quando desempenhamos uma tarefa desagradável.
Filósofos e cientistas debatem há séculos sobre o que é o tempo, e alguns chegaram a afirmar que o tempo não existe de fato. Seria o tempo uma construção puramente humana? Talvez não, uma vez que ele se encontra fora de nós, seja nos registros dos fósseis, das rochas, dos planetas ou das estrelas.