(UFSC) As DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) constituem um dos grandes problemas de saúde pública mundial. É direito e dever de todo cidadão manter-se informado sobre as doenças sexualmente transmissíveis, de forma a se proteger do contágio e evitar a sua transmissão. Sobre elas, indique com VERDADEIRO ou FALSO as afirmações abaixo: ( ) Caso uma gestante tenha DST, seu filho não corre perigo de contrair a doença, pois não há contato entre o sangue da mãe e o do bebê. ( ) A AIDS (em português, síndrome da imunodeficiência adquirida) sempre causa lesões nos órgãos genitais. ( ) A grande maioria das DSTs pode ser prevenida com o uso de preservativo (camisinha) durante a relação sexual. ( ) As DSTs ocorrem apenas em pessoas que mantêm relações sexuais. ( ) Toda DST causa lesão nos órgãos genitais. ( ) A AIDS pode ser transmitida através do contato direto com o paciente, como um aperto de mão, ou através do contato indireto, como o uso dos mesmos pratos, copos e talheres. ( ) A AIDS é causada pelo vírus HIV (em português, vírus da imunodeficiência humana), que ataca as células do sistema imunológico diminuindo a capacidade do organismo de reagir às infecções mais comuns.
Respostas
Falso
Verdadeiro
Falso
Falso
Falso
Verdadeiro
Olá,
Falso . Caso uma gestante tenha DST, há sim o risco de que o bebê contraía a doença, mas existem tratamentos para evitar que isso ocorra.
Falso . A AIDS é uma doença extremamente silenciosa em muitos casos, não deixando sinais durante muito tempo.
Verdadeiro . Sem sombra de dúvidas, a grande maioria das DSTs pode ser prevenida com o uso de preservativo.
Falso . As DSTs podem ser transmitida de outras formas, tal como pelo sangue, por exemplo, pelo uso de seringas contaminadas, contato em áreas lesionadas, etc.
Falso . Nem toda DST causa lesão nos órgãos genitais.
Falso . A AIDS não pode ser transmitida por meio do contato direto como por exemplo um simples aperto de mãos.
Verdadeiro. A AIDS é causada pelo vírus HIV e debilita a saúde do infectado, fazendo com que outras doenças possam levá-lo à morte.
Abraços!