• Matéria: Direito
  • Autor: rafaelasc
  • Perguntado 8 anos atrás

O caos ético e moral de uma sociedade sem polícia Na perspectiva de Sérgio Oliveira, teólogo e psicólogo, “A ausência da polícia revela uma realidade assustadora: o caos ético e moral que se encontra o nosso país. Quando a polícia se torna a regra de conduta das pessoas, o instrumento de controle que as impede de cometer crimes percebe-se a falta de consciência ética e moral. Retirada a polícia vem à tona o desejo latente de um povo corrupto. Idiotice pensar que só políticos são desonestos, tendo oportunidade, muitos se tornam criminosos. A conclusão é a seguinte: se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos!” Ao contemplar o pensamento do teólogo voltamos à discussão de dois grandes filósofos, Rousseau e Hobbes: Rousseau defendia que os homens nascem bons, mas em contato com a sociedade que é má, tornam-se igualmente maus. Por outro lado, Hobbes defendeu que o homem nasce mau, com instintos de sobrevivência, e que devido a tais instintos é capaz de fazer qualquer coisa, para ele a sociedade tem o papel de educá-lo, de humanizá-lo, de torná-lo sociável. (FSCE UniCesumar, Coletânea Ética e Sociedade, 1º semestre, 2017, p. 60) Com base na opinião do teólogo e psicólogo Sérgio Oliveira, e com referência nos argumentos defendidos pelos filósofos Rousseau e Hobbes, elabore uma resposta dissertativa-argumentativapara a seguinte questão: Você concorda que sem polícia o homem volta ao seu estado primitivo e na luta pela sobrevivência se desfaz da sua consciência ética e moral? Justifique sua opinião com argumentos coerentes, convincentes, bem fundamentados. Redija no mínimo 5 e, no máximo, 10 linhas.

Respostas

respondido por: Leandromaktub
9
Sem policia o homem volta ao seu estado primitivo e na luta pela sobrevivência se desfaz de sua consciência ética e moral.Entretanto sem a policia o homem não volta ao seu estado primitivo ,pelo simples fato de que em contanto com a sociedade que é ma o corrompe de maneira igualitária.Utilizando a metáfora da folha em branco,a sociedade não o corrompe a mais do que ela é,utilizando o pensamento de Rousseau.
A partir do momento em que o cidadão não tem o quem o vigie,ele entende por si próprio que pode fazer o que bem entender,isso inclui se desfazer de sua consciência ética e moral,que caso teria se existisse policia para vigia-lo ,ou ate mesmo seguir as regras em que são impostas pela sociedade.
Em teoria ao pensamento de Rousseau o homem se adapta ao seu meio para manter-se em harmonia com os demais,mesmo que queiram manipular os outros para levar vantagens.Sem ninguém os vigiando,quem melhor se adaptar ao meio vencera,como uma "seleção natural".
Perguntas similares