• Matéria: História
  • Autor: GleibsonRamos
  • Perguntado 8 anos atrás

A constituição brasileira estabelece que as terras ocupadas tradicionalmente pelos povos indigenas pertencem à União e apenas ele tem direito ao usufruto dessas terras, que constituem cerca de 13,3% do território brasileiro. Apesar disso, vêm ocorrendo conflitos em torno de terras índigenas envolvendo o Estado, grupos índigenas e vários interesses econômicos. Faça uma síntese descritiva desses conflitos.

Respostas

respondido por: sbullred
111
Nem todas as terras indígenas estão registradas em cartório, o que leva empresas e indivíduos a ocuparem essas áreas, nelas permanecendo por muito tempo, em razão da demora com que tramitam as ações judiciais que envolvem a propriedade da terra. Além disso, mesmo as terras indígenas regularizadas são alvo de grupos econômicos, de garimpeiros, madeireiras, fazendeiros e pequenos agricultores. Na região Norte do país, em especial, as disputas por terras envolvem a ampliação das lavouras de soja e arroz, produtos muito valorizados no mercado internacional. Um caso que se tornou notório foi a situação na reserva indígena Raposa do Sol, em Roraima, onde chegou a haver choques armados entre produtores rurais, grupos indígenas e forças do Estado, por causa da legalização da reserva e da consequente saída dos fazendeiros da área.
fonte o próprio livro didático historia em movimento do segundo ano do ensino médio, o mundo moderno e a sociedade contemporânea.

Perguntas similares