• Matéria: Geografia
  • Autor: GiihKaren
  • Perguntado 8 anos atrás

cite duas causas para a crise do socialismo soviético e explique-as

Respostas

respondido por: ManoMeAjuda
27
 A antiga União Soviética entrou em crise em fins da década de 80 e no início da década de 90. A opinião pública internacional estava contra o comunismo, provocando uma abertura política na URSS promovida por Mikhail Gorbachev, as conhecidas glasnost e perestroika. Além disso, várias repúblicas começaram a declarar independência, até que a Rússia ficou praticamente sozinha. Sem uma União para governar, Gorbachev largou o poder. 


[editar] Declínio econômico e moral da URSS 
Desde a década de 1970, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas demonstrava algumas deficiências nos setores agrícola e industrial, que mantiveram-se progressivas até Mikhail Gorbatchov tornar-se o secretário-geral soviético, em 1985. 


Glasnost e Perestroika 
Em seu governo, Mikhail Gorbatchov implantou reformas com o intuito de recuperar a economia soviética das deficiências apresentadas nos últimos anos antecedentes a seu governo. Essas reformas são as conhecidas Perestroika e Glasnost, que acabaram provocando uma certa queda da participação governamental na economia; entrada de capital externo e a abertura de pequenas propriedades particulares. Tais reformas não foram aceitas pela ala conservadora do Partido Comunista, que tentou afastar Mikhail Gorbatchov do poder, em agosto de 1991. 


[editar] Independência da Letônia, Estônia e Lituânia 
As nações bálticas se aproveitaram do momento ao qual a URSS passava e declararam á sua independência em 1991,e com isso conseguiram recuperar a sua liberdade , já que esses países haviam sido anexados após a segunda guerra mundial e tornaran-se parte do território russo. 


Queda do muro de Berlim e colapso da cortina de ferro 
Com a crise emergente da URSS, os países comunistas entraram em grave declínio. Dois grandes marcos da crise soviética foram percebidos na Europa: o colapso da Cortina de Ferro e a Queda do Muro de Berlim. O colapso do Leste europeu, a chamada Cortina de Ferro, se iniciou na Polônia com o movimento "Solidariedade", liderado por Lech Walesa, e se espalhou por todos os países comunistas europeus. Já a Queda do Muro de Berlim, foi o grande símbolo da Crise socialista, o fim da divisão de Berlim e a Unificação Alemã representaram a fim do socialismo na Europa. 


Dois presidentes: Gorbachev e Ieltsin 
A população reagiu imediatamente ao afastamento de Gorbatchov, através de Boris Yeltsin, solicitando a volta de seu dirigente ao poder, o que aconteceu. Ao mesmo tempo, diversas das repúbicas que formavam a URSS declaravam sua independência sendo que tal movimentação tornou-se incontrolável. O resultado foi o colapso ou dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 21 de dezembro de 1991. 


Resultado do Grande Colapso da URSS 
Com a queda do muro de Berlim, as revoltas na Polônia e a declaraçam de independência das nações Bálticas e a mudança de estilo de todos os países comunistas para o capitalismo na Europa fizeram com que a URSS fosse destruída.Mas não foi só isso, no centro asiático começa a declaram de independência dos países que se alastra para todos os outros países. A China já deixou de apoiar a URSS e se alixou aos estados unidos, há bastante tempo. Isso tudo fez com que o capitalismo e seus representantes desenvolvessem
LE AI E RESUME OQUE VC ACHAR IMPORTANTE

Perguntas similares