• Matéria: Sociologia
  • Autor: jadejunqueira2
  • Perguntado 8 anos atrás

Exemplifique de uma situação que seja anti-moral, mas não anti-ética, baseando-se no seu entendimento conceitual do que é moral e do que é ética; e comente se o inverso, uma situação que seja anti-ética mas não anti-moral também é possível.

Respostas

respondido por: marigiz
4
Olá! Vamos polemizar...kkk

Bom, imaginei uma situação anti-moral, no sentido de ferir os valores morais socialmente aceitos. Em uma escola, um aluno do sexo masculino pode ir à instituição vestido de saia ou com o cabelo que quiser. Ético é que a individualidade seja respeitada, nesse caso, dentro dos limites morais, para que ninguém vaia pelado na aula... 

Uma situação anti-ética, mas não anti-moral: Um professor deixa de cumprir com seus deveres profissionais e com o respeito à hierarquia, passando por cima de decisões de superiores, para dar assistência a um aluno, pois acredita que valha a pena investir tempo e dedicação em um caso complicado, que a própria diretoria da escola finge que não existe.

Nesse caso, o professor pode acabar sendo muito hostilizado por denunciar os problemas do sistema escolar explicitamente, por revoltar-se e aí a postura ética não está presente, porque exigiria mais discrição e paciência, para não faltar com a cordialidade e a visão do coletivo de uma situação. De qualquer forma, nessa situação as intenções do professor são muito boas. 


Perguntas similares