Respostas
Esta ciência busca conhecer e determinar em que circunstâncias ocorrem os sismos naturais assim como suas causas e distribuição sobre o globo terrestre, a fim de prevê-los em tempo e espaço (o que ainda não é possível). Como derivação do estudo da distribuição e causa dos sismos, a sismologia usa métodos sismológicos para realizar estudos da estrutura da Terra, desde a superfície até o seu núcleo. A sismologia é um dos únicos métodos geofísicos utilizado para estudar as camadas mais profundas da Terra para compreender os mecanismos envolvidos na tectônica global do nosso planeta.
Na maior parte dos casos, os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectônicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si. Em Portugal, a sismologia desenlaçou-se graças ao Marquês de Pombal que depois do Sismo de 1755 mandou fazer um inquérito sobre tal com perguntas como: "Quando começou", "a que horas acabou" e se "os animais tiveram comportamento estranho". Para obter a resposta de algumas questões foi necessário estudar o sismo.
Sismologia é o estudo das ondas sísmicas, que também podem ser chamadas de ondas de choque. Uma onda sísmica é a energia que se move através da Terra como resultado de um terremoto. A Sismologia é um ramo da Geofísica, sendo que este ramo da ciência pode ser útil no fornecimento de informações sobre terremotos, sobre a estrutura da Terra, e as atividades que ocorrem em camadas internas da Terra.
Os cientistas que estudam o campo da sismologia são chamados de sismólogos. Eles normalmente estão focados na aprendizagem sobre terremotos e seu impacto na Terra. Ao estudar a atividade sísmica atual e a atividade sísmica passada, estes profissionais são capazes de prever e talvez até mesmo controlar futuros terremotos.