o escritor Lima Barreto afirmou que o Brasil não tinha povo, mas público. de acordo com o que já estudou sobre o processo eleitoral na república brasileira, explique o significado dá afirmação do escritor:
**Por favor preciso urgente!!!**
Respostas
respondido por:
115
O povo em si não tinha poder e nem influência na política nacional, por exemplo, o processo de proclamação da República não teve apoio popular pois desconheciam esse processo, pois poucos sabiam ler ou se interessavam por política, e praticamente os brasileiros foram dormir sabendo que eram uma monarquia e acordaram em uma república, assistiram bestializados os republicanos nas ruas. Ao decorrer da República as decisões não eram feita pelo povo e sim por uma minoria e a população apenas assistia e concordavam com tudo, logo podem ser denominados como público das decisões nacionais
Cacahrol:
Okay, mt obg
respondido por:
1
O sentido da afirmação de Lima Barreto era que a maior parte da população brasileira não podia participar ativamente da política nacional, que era conduzida efetivamente pelas elites do país enquanto que as massas "apenas assistiam" as suas decisões.
Por que podemos dizer que a população brasileira participava pouco da política de então?
Isto acontecia tanto por conta das leis da época, que proibiam o voto feminino (o que já excluía metade da população) e o voto dos analfabetos, de modo que por lei já não podia votar a maior parte do povo. Também acontecia por conta das ações dos coronéis, latifundiários locais que fraudavam eleições e mantinham o seu poder por meio dos subornos e da violência.
Mais sobre o Coronelismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/21064475
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás