Considere as seguintes afirmativas:
I – Citações são falas, teorias, definições, trechos retirados da bibliografia lida e levados para o trabalho, dada a sua pertinência com o assunto estudado, acompanhados de informações resumidas da fonte.
II – As citações atestam a confiabilidade do trabalho, dão consistência à argumentação do autor, embasam e dão sustentação à discussão.
III – São fundamentais para garantir a cientificidade do trabalho, na medida em que “pede emprestado” o conhecimento e a autoridade acadêmica e científica de renomados autores, tornando-os âncora para as análises e interpretações. É necessário que se recorra a autores com reconhecida autoridade acadêmica para corroborar, buscar apoio e legitimação a idéias, teses, teorias.
I V – Constitui plágio a apropriação de idéias alheias sem a indicação do autor e da fonte de onde foi extraída a informação, denuncia desonestidade intelectual, apropriação indébita de propriedade intelectual.
Podemos afirmar que:
Escolha uma:a. Todas as afirmativas são corretas.b. Apenas a afirmativa II é correta;c. Apenas a afirmativa I é correta;d. As afirmativas I ; III e IV são corretasRespostas
De acordo com a norma, a definição de citação é: menção de uma informação extraída de outra fonte (item 3.1 da NBR 10520). Assim, a alternativa I está correta.
As citações fundamentam, melhoram e dão confiabilidade ao texto. Assim, as alternativas II e III estão corretas.
Embora a palavra plágio não seja citada nem na lei que trata sobre direitos autorais (lei 9.610 de 1998) nem no código penal brasileiro (decreto-lei 2848 de 1940), o plágio é de fato o nome pelo qual é conhecida a atitude de usurpar, no todo ou em parte, as obras intelectuais alheias, portanto, a alternativa IV também está correta.
A resposta é A: todas as afirmativas estão corretas.