Quais os fatores que levaram os países industrializados da Europa a se interessarem em participar da Primeira Guerra Mundial?
Respostas
Com a entrada dessas novas potências (Itália, Alemanha e Japão) industriais na luta pela posse de novos territórios, os confrontos imperialistas foram ficando cada vez mais acirrados.
Agora com as Potências querendo Colonizar a Ásia e a África, para ampliar o mercado mundial, o conflito estava se tornando cada vez mais intenso, assim o conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável.
O aprofundamento dessas rivalidades levou os países a criarem um forte Sistema de Alianças. Em 1882 a Itália, a Alemanha e a Austria-Hungria formaram a Tríplice Aliança. Em 1907, a Inglaterra, a França e a Rússia estabeleceram a Tríplice Entente.
Por que só depois de 25 anos surgiu a Tríplice Entente?
A desagregação do Império Otomano, que dominou por séculos essa vasta região da Europa, passou a ser uma nova frente de disputa imperialista.
Resposta:
No final do século XIX, a Necessidade de Novas Fontes de Matérias-Primas e de Mercados Consumidores provocou uma série de guerras localizadas entre os países industrializados. Essas guerras tinham como objetivo a Conquista de Territórios e a Ampliação do Império Colonial. Existia uma Corrente do Pensamento Geográfico por trás disso tudo: Era o Determinismo Alemão e a Teoria do Espaço Vital de Ratzel! Com a entrada dessas novas potências (Itália, Alemanha e Japão) industriais na luta pela posse de novos territórios, os confrontos imperialistas foram ficando cada vez mais acirrados. Agora com as Potências querendo Colonizar a Àsia e a Àfrica, para ampliar o mercado mundial, o conflito estava se tornando cada vez mais intenso, assimo conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável. O aprofundamento dessas rivalidades levou os países a criarem um forte Sistema de Alianças.
Em 1882 a Itália, a Alemanha e a Austria-Hungria formaram a Tríplice Aliança. Em 1907, a Inglaterra, França e a Rússia estabeleceram a Tríplice Entente.