2)
O termo indústria cultural foi criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento e, se refere, aquelas indústrias que transformam arte e manifestações culturais em produtos para a massa. Os autores tem uma visão negativa deste tipo de indústria, pois para eles ela banaliza e padroniza a cultura e, ainda, é meio de alienação da população. A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre a visão de Adorno e Horkheimer sobre indústria assinale a correta.
Alternativas:
a)
a indústria cultural coloniza o espaço de lazer e privado dos indivíduos proporcionando para eles o tempo para reflexão sobre suas condições.
b)
a indústria cultural mascara os conflitos sociais ao mostrar uma realidade de acordo com seus interesses mercadológicos.
c)
a indústria cultural coloniza o espaço privado dos indivíduos possibilitando a ampliação da dimensão critica deles antes restrita ao espaço público.
d)
a indústria cultural propicia diversidade artística e cultural ao transformar a arte e a cultura em produtos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Adorno se manteve crítico à indústria e à massificação, já que sempre seriam meios de manipulação da massa pela sociedade burguesa. Marcuse buscou uma alternativa na arte para achar um modo de romper com a estrutura da indústria
Explicação:
Para Adorno, os efeitos de alienação da indústria cultural eram irreversíveis. Ou seja, quem detinha o poder de criar os conteúdos de massificação era a classe burguesa, portanto, eles nunca abririam espaço para a reflexão dos que lhes serviam. Para Marcuse, apesar do aspecto negativo e de concordar com essa teoria adorniana, a arte poderia subverter os meios de manipulação, uma vez que a arte se reinventa e é revolucionária.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás