Imagine uma sala de aula com 20 alunos, sendo três deles com déficit de atenção, dois com problemas de processamento auditivo e um com transtorno opositor desafiador. Os casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como surgem novas síndromes com as quais a sociedade precisa aprender a lidar. Neste contexto, como o professor explica para um público tão complexo e diverso um conteúdo de fração, por exemplo? Como fazer os alunos terem um pensamento e um comportamento uniforme? Este é um dos maiores desafios que as escolas regulares enfrentam hoje, pois incluir socialmente é diferente de incluir pedagogicamente.
Fonte: PEREIRA, Esther Cristina. O desafio da inclusão em sala de aula.
Disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2013/09/o-desafio-da-inclusao-em-sala-de-aula-4257662.html. Acesso em 10 de mai. 2016.
Assim como os casos de inclusão aumentam a cada dia, escolas buscam compreender as necessidades desses alunos. Para a efetivação da inclusão nas escolas, faz-se necessário:
I- Adaptar os espaços físicos para receber todas as pessoas propiciando autonomia nos acessos.
II- Oferecer formação continuada sobre as especificidades da Educação especial para professores, coordenadores e demais envolvidos com o processo de ensinar e aprender.
III- Cobrar taxas de atendimento educacional especializado das famílias, uma vez que o público-alvo da educação especial necessita de adaptações específicas.
Romper com barreiras atitudinais, construindo uma escola mais justa e igualitária.
Alternativas:
a)
As afirmações I,III e IV estão corretas.
b)
As afirmações I, II e III estão corretas.
c)
As afirmações I, II e IV estão corretas.
d)
As afirmações III e IV estão corretas.
e)
As afirmações I e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
sim,porque cada criança tem deficiência diferente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás