Os historiadores dividiram a Idade Média em dois períodos: Alta Idade Média e Baixa Idade Média. A qual período corresponde a Alta Idade Média? E a Baixa Idade Média?
Respostas
A Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que as principais características da Idade Média, principalmente o feudalismo, estavam em transição. Ou seja, é uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase.
A Alta Idade Média é o período da história Medieval que tem início na queda do Império Romano do Ocidente (476) até o ano 1000. Corresponde ao período de formação e estruturação do feudalismo.
Resposta:
A Alta Idade Média foi o início de tudo, quando o Império Romano fora destroçado. Durante esse período, foi estabelecido um sistema de feudos, que eram grandes extensões de terras onde nobres, chamados de "Senhores Feudais" podiam reinar e os camponeses poderiam trabalhar. Esse sistema foi chamado de feudalismo. Além dessas duas classes, havia mais uma, chamada de clero. O clero era o poder religioso católico e podia ser dividido em 2 sub-grupos. Qualquer um poderia fazer parte do clero, porém a influência e poder que teria era resultado de suas origens. No baixo clero, eram escalados camponeses que haviam se tornado monges e esses tinham cargos mais baixos. já o alto clero era formado por nobres esses poderiam ter cargos maiores e de maior importância. Os servos trabalhavam às custas dos seus Senhores e da Igreja e possuíam dívidas eternas. Os materiais usados nos trabalhos manuais eram "alugados" pelos servos por alimentos e, por isso a escassez de comida dos mais pobres era grande e a abundância se localizava apenas nos mais poderosos.
Com a expansão da religião islã na Península Arábica, a Igreja decidiu fazer explorações marítimas em busca de converter fiéis islãs para a fé cristã. Essas navegações foram chamadas de cruzadas (não confunda as cruzadas com as grandes navegações, pois as mesmas ocorreram em períodos históricos diferentes.).
Os servos iam para as cruzadas como forma de serviço divino e cura de pecados. As cruzadas trouxeram muitos avanços para a navegação atual, como a abertura do Mar Mediterrâneo.
Após o acontecido, alguns servos começaram a trazer mercadorias árabes e começaram a comercializá-las e feiras que eles realizavam em seus feudos.
Esse fato impulsionou o comércio e assim se deu início a uma crise.
Não só o comércio, mas o colapso demográfico, a instabilidade política e as revoltas religiosas contribuíram para as alterações profundas em todas as áreas da sociedade.
A crise causou a decadência de universidades e escolas medievais e, por conseguinte, o progresso científico que estava florescendo. A medicina desviou-se da prática metodológica para ceder às superstições e medos que se deram com a Peste Negra e a Grande Fome. A cultura de higiene que havia se disseminado através dos monges herbalistas se extingue e a medicina atribui a causa da peste à água que se tornou cada vez mais escassa em seu estado potável devido às fortes chuvas. Logo, há redução no número de banhos e o início de uma era de ensebamento no século XV.
A Baixa Idade Média é esse período de crise, que causaria posteriormente o fim da Era Medieval.