Respostas
O Éon Pré-cambriano é um conjunto de modificações que proporcionou diversas características do planeta Terra, como a formação dos oceanos, da lua, de muitos minerais, de sua oxigenação, da formação de algumas vidas multicelulares e das placas tectônicas.
O Pré-cambriano (ou Pré-Câmbrico) é o grande período de tempo na história da Terra antes do atual Éon Fanerozóico, e é um Superéon dividido em vários éons da escala de tempo geológico. Ele se estende desde a formação da Terra cerca de 4,6 bilhões de anos atrás (Ma) até ao início do Período Cambriano, cerca de 541,0 ± 1,0 Ma, quando os animais macroscópicos de carapaça dura apareceram pela primeira vez em abundância. O Pré-cambriano é assim chamado porque precede o Cambriano, o primeiro período do Éon Fanerozóico, que é nomeado após Cambria, o nome clássico para o País de Gales, onde as rochas dessa idade foram estudadas pela primeira vez. O Pré-cambriano é responsável por 88% do tempo geológico.
Ele inicia há cerca de aproximadamente de 4,5 bilhões de anos com o início da Terra e terminou com o surgimento dos fósseis. Durante este éon, temos as divisões entre os períodos hadeanos, arqueano e proterozoico.[1]
Também é chamado de eón Pré-Cambriana ou Pré-Câmbrico, é o nome tradicional que se dá ao conjunto de éons anteriores ao Fanerozóico: o Proterozóico, o Arqueano e o Hadeano. Apesar de obsoleto, ainda consta do Quadro Estratigráfico Internacional[2] da Comissão Internacional sobre Estratigrafia[3] da União Internacional de Ciências Geológicas.[4] Já recebeu nomes como Azóico ("sem vida") e Criptozóico ("vida oculta"), atualmente em desuso.