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3
Da ética kantiana à ética habermasiana: implicações sociojurídicas da reconfiguração discursiva do imperativo categórico1
From Kantian to habersmanian ethics: socio-juridical implications of the discursive reconfiguration of the categorical imperative
fvittar1:
qual é a diferença entre etica de Aristóteles e a de santo agostinho?
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1
Kant defende uma posição de aprofundamento do conhecimento filosófico, notadamente da filosofia pura. O estudo da parte empírica da física ou da ética deveria ser precedido da análise da metafísica da natureza e dos costumes, ressaltando a necessidade desta última para a construção de uma filosofia moral pura, que externe os fundamentos da obrigação contidos na lei moral. Esse conhecimento puro não pode confundir-se com o empírico, pois operam em bases diferenciadas
Em Consciência moral e agir comunicativo, Habermas já demarca, de forma clara, o campo de sua teoria moral, no qual defende que as proposições descritivas são passíveis de racionalidade. Tal demarcação sugere que a chamada "validez deôntica das normas e as pretensões de validez que erguemos com atos de fala ligados a normas (ou regulativos) como constituindo aqueles fenômenos que uma ética filosófica tem que poder explicar". Habermas chama de comunicativas "às interações nas quais as pessoas envolvidas se põem de acordo para coordenar seus planos de ação, o acordo alcançado em cada caso medindo-se pelo reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validez."
Em Consciência moral e agir comunicativo, Habermas já demarca, de forma clara, o campo de sua teoria moral, no qual defende que as proposições descritivas são passíveis de racionalidade. Tal demarcação sugere que a chamada "validez deôntica das normas e as pretensões de validez que erguemos com atos de fala ligados a normas (ou regulativos) como constituindo aqueles fenômenos que uma ética filosófica tem que poder explicar". Habermas chama de comunicativas "às interações nas quais as pessoas envolvidas se põem de acordo para coordenar seus planos de ação, o acordo alcançado em cada caso medindo-se pelo reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validez."
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