Respostas
A partir da dinastia V, Rá, foi transformado em um deus maior e no principal protetor dos faraós. Representado como um homem com cabeça de falcão, Rá é o responsável pela criação do mundo e é representado pelo Sol.
Unido ao deus Amon, forma o grande Amon-Rá.
Amon, deus da cidade de TebasAmon, “o oculto”, é o rei dos deuses, senhor dos templos de Luxor e Carnac. É frequentemente representado como um homem vestido com a túnica real e duas altas plumas do lado direito da cabeça.
Osíris, deus da ressurreiçãoOsíris, um dos principais e mais importantes deuses dos egípcios, era representado pelo rio Nilo. Os egípcios acreditavam que, uma vez por ano, Osíris morria e ressuscitava e, por esse motivo, é a divindade da ressurreição e dos mortos, além de ser muito ligado à fertilidade e à agricultura.
Ísis, deusa da vidaUma das divindades mais adoradas, Ísis era considerada a deusa da maternidade e dos nascimentos, mãe de todos os deuses. Foi esposa de Osíris e mãe de Hórus.
Seth, deus das trevasDeus do caos e responsável pelas guerras e pela escuridão. Seth foi a personificação do mal e da destruição na mitologia egípcia, sendo o responsável por matar o irmão Osíris.
Hórus, deus do céuFilho de Ísis e Osíris, Hórus é representado com cabeça de falcão e duplamente coroado. Foi cultuado como o sol nascente.
Toth, o deus da sabedoriaToth foi o deus encarregado de inventar a escritura e é a divindade da sabedoria e do conhecimento. É o representante da Lua.
Anúbis, deus das mumificaçõesRepresentado tanto como homem com cabeça de chacal, como por um chacal, o sobrinho de Osíris é o responsável pelos rituais de mumificações. É a divindade dos mortos e do submundo.