• Matéria: Biologia
  • Autor: ana4151
  • Perguntado 8 anos atrás

Algumas adaptações dos pampas

Respostas

respondido por: JuanLuiz
7
Os pampas é considerado um dos mais ricos ecossistemas quando falamos de biodiversidade de espécies animais. Isso inclui espécies endêmicas – desenvolvem-se em áreas muito restritas -, raras, ameaçadas de extinção, migratórias, cinegéticas e de interesse econômico para a região. Como exemplo das espécies ameaçadas de extinção podemos citar a onça-pintada, a jaguatirica, o mico-leão-dourado, o tamanduá, entre muitas outras espécies.

Entre os mamíferos, podemos dizer que 39% são endêmicos, assim como a maioria das borboletas, répteis, anfíbiose aves nativas. A grande biodiversidade da região, no entanto, ainda não foi completamente descrita pela ciência. Estima-se que existam cerca de 3000 espécies de plantas, além de muitas outras de animais, sendo que as aves formam um número de, aproximadamente, 500 espécies diferentes.

Características

A região possui um relevo aplainado entre 500 m e 800 m de altitude, com clima subtropical e temperaturas amenas. Além disso, as chuvas são constantes na região, fazendo com que o solo já fértil seja ainda melhor para a atividade agropecuária que se desenvolveu rapidamente. As principais produções da região são de arroz, milho, trigo, soja e uva, e as principais criações pecuárias são bois e ovelhas.

Perguntas similares