Respostas
É muito difícil saber o folclore iraniano pois a vários só quem conhece ou já foi lá saberá, mas irei falar alguns:
figuras literárias, Firdusi (o paradisíaco), que viveu no século X, está considerado como o criador da poesía épica da literatura neo-persa.
Sua obra principal é o Shahname (Livro dos Reis), que relata em uns sessenta mil versos duplos, antigas lendas épica persas. Destacam, também, Jayyam, poeta filósofo, Hafiz, lírico e gnóstico e Sadi, poeta lírico. Já neste século distingue-se Hedayat, considerado o maior prosista persa contemporâneo.
O mais belo e famoso livro ilustrado foi o Shah-Nameh na versão de Demmote. O mais conhecido ilustrador iraniano chama-se Behzad que viveu no século 15 e cuja influência foi sentida no período Safavida. Os Safavidas tiveram um interesse especial nesta forma artística que passou a ser praticada extensivamente, influenciando, ao mesmo tempo, a pintura indiana contemporânea.
Foi na época de Shah Abbas que outro grande ilustrador, Reza Abbassi, viveu e pintou. Seu estilo serviu para inspirar pintores dos séculos 17 e 18. Após o final do período Safavida, a arte da ilustração entrou rapidamente em declínio. No período dos Qajares uma nova escola de pintura formou-se e possuía determinados aspectos de sua arte baseados em técnicas de pinturas européias, especialmente com relação à perspectiva e certo naturalismo.
E vou falar sobre um história do folclore iraniano:
A lenda de Nimrod...
Há muito tempo atrás, milhares de anos atrás, numa terra distante da Ásia existia um grande e poderoso reino. Ele era cercado por altas montanhas ao norte e um grande mar a sudoeste. Das montanhas, dois grandes rios desciam para o mar pelo sul banhando e inundando as terras baixas. As pessoas que viviam neste reino eram famosas pelas artes, ciências e sabedoria. Eles viviam em abundancia e fartura
Foi seguindo esta grande correnteza que o povo das montanhas do norte lá chegaram e fundaram uma nova terra. O rei desta terra era o caçador gigante Nimrod, descendente do grande rei Etana. (Tana em Húngaro, Kus-Tana in Kusham – Scythian ou Etana em Sumério, o Rei que viveu no terceiro milênio A.C. e que de acordo com a lenda do Gilgamesh criou a cidade de Kish e o primeiro império mesopotâmico, seguindo a correnteza), Nimrod construiu grandes edifícios e cidades e edificou a primeira pirâmide na Cidade da Babilônia 201 anos antes da grande enchente como uma barreira (fortaleza) contra futuras enchentes e como um templo para Deus.
Espero ter ajudado :)