aponte os principais acontecimentos que nortearam a história da educação infantil no Brasil utilize o período histórico para retratar as mudanças educacionais que impactaram os aspectos referentes à educação da criança pequena em cada época
Respostas
Parte I – Fase Pré – 1930
Do descobrimento até 1874: Para o atendimento de crianças abandonadas existia: Nas primeiras idades: Casa dos expostos ou Rodas; Acima de 12 anos: Escola de Aprendizes Marinheiros. De 1874-1889: Iniciava-se a ideia de proteger a infância, mas de forma isolada. Os projetos desenvolvidos eram de caráter preconceituoso; De 1889-1929: Surge o desejo em alguns grupos de diminuir a indiferença que o governo tinha em relação aos problemas das crianças; 1908: inicia-se a primeira creche popular; 1909: é inaugurado o Jardim de Infância no RJ; 1919: é criado o Departamento da Criança no Brasil; 1922: é organizado o primeiro Congresso Brasileiro de Proteção a Infância.
Parte II – Fase 1930 a 1980
1930: é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; 1940: surge o Departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Educação; 1975: era instituída a Coordenação de Educação Pré-Escolar; 1953: é criada no Brasil a OMEP- Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.
O Departamento Nacional da Criança
Objetivo: Promover assistência social as atividades relativas as mães e as crianças, promovendo higiene. Década 50: São realizados vários programas e campanhas como: combate a desnutrição, vacinações, estudos e pesquisas da área médica.
Década 60: Como prova que as tendências do departamento nacional da criança davam ênfase somente para atuações médicas e assistencialistas, ocorreu uma queda e um desmembramento de toda a estrutura do Departamento Nacional da Criança, sendo vários de seus serviços absorvidos pelo Ministério da Saúde.
Década 70: com o aumento da demanda por pré-escolas é incentivado o surgimento de creches, parques infantis e pré-escolas que contribuíram para a superação de problemas relacionados às condições sociais. Essa década foi um período de grandes avanços, principalmente no que diz respeito às concepções sobre a importância e a educação infantil como um todo.