A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II- A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III- A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV- Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.

Respostas

respondido por: Danas
166

Olá!

As afirmativas II e IV estão corretas.

A ciência sempre foi formada por conceitos, teorias e ideias, nada possível de se provar verdadeiro como algo inquestionável, pois a ciência sempre muda, o que pode ser feito é o estudo de forma a tornar o conhecimento estudado valido.

Esse caráter não neutro da ciência se deve a, primeiro, a necessidade de se formular uma hipótese e se tentar provar que ela está certa ou errada, já aí a ciência perde a sua neutralidade.


respondido por: narcisiomangabpe1g57
544

Alternativas corretas: As afirmativas I, II e IV estão corretas

Perguntas similares