Algm me responde pfvvvv, dou 41 pts
1) O fim da monarquia brasileira está atrelada à vários fatores. Quais são eles? Explique como esses fatores contribuíram para o fim da monarquia brasileira.
2) Durante a Primeira República, houve uma onda imigratória para o Brasil. Descreva o contexto histórico que favoreceu essa onda imigratória.
3) Um dos períodos da Primeira Guerra Mundial ficou conhecido como Guerra de Trincheiras. Explique como foi esse período de guerra, mencionando estratégias, cotidiano, dificuldades.
4) Durante a Primeira República no Brasil, uma prática política ficou conhecida como coronelismo. Explique como foi essa prática.
5) Explique o que é American way of life.
Respostas
1-A monarquia brasileira acabou acumulando enormes desconfortos. Estava com os dias contados, já encontrava-se numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que, na prática, já não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
-Interferência de Pedro II nos assuntos religiosos,
provocando um descontentamento na Igreja Católica;
-Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a
corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com
a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não
podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da
Guerra;
-A classe média estava crescendo nos grandes
centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos
políticos do país.
-Falta de apoio dos proprietários rurais,
principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior
poder político, já que tinham grande poder econômico;
-Diante das pressões citadas, da falta de apoio
popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o
imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente,
D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país.
Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
2- O motivo de tal fomento era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café. A imigração brasileira foi intensa durante a República Velha. A abolição da escravatura, ocorrida pouco antes da proclamação do regime republicano, favoreceu a vinda de estrangeiros. Só em 1891 vieram para o Brasil mais de 200.000 imigrantes.
3- As trincheiras eram valas construídas de todos os lados das batalhas. A tática era usada para ofensiva e defesa. Entre as linhas de trincheiras havia uma espécie de corredor, que era chamado terra de ninguém. Transitar por essa zona significava ser alvo de disparos de todos os lados.
Estratégias: resultando numa capacidade defensiva maior que a ofensiva, tornando a guerra extremamente mortífera e desgastante.
Dificuldades: eram valetas onde a higiene era rara e a possibilidade de transmissão de doenças elevada. À espera do ataque inimigo, os soldados eram obrigados a dormir dentro das trincheiras. O modelo de vigilância levava ao esgotamento rápido dos soldados.
4- O coronelismo. o termo era utilizado para designar os fazendeiros ou comerciantes mais ricos. Em torno dos coronéis giravam os membros das oligarquias locais e regionais. O seu poder residia no controle que exerciam sobre os eleitores. Todos eles tinham o seu "curral" eleitoral, isto é, eleitores cativos que votavam sempre nos candidatos por eles indicados, em geral através de troca de favores fundados na relação de compadrio. Assim, os votos despejados nos candidatos dos coronéis ficaram conhecidos como "votos de cabresto”. Porém, quando a vontade dos coronéis não era atendida, eles a impunham com seus bandos armados - os jagunços -, que garantiam a eleição de seus candidatos pela violência.
5- EUA grande sucesso econômico produziu também o nascimento da indústria do entretenimento, com destaque para o cinema, maior instrumento para a difusão do “american way of life” ou modo de vida americano, através de Hollywood esse padrão foi exibido para o mundo inteiro, passando a ser invejado, desejado e consumido.