• Matéria: Biologia
  • Autor: antoniospfc633
  • Perguntado 8 anos atrás

Devido à sua composição química –a membrana é formada por lipídios e proteínas– ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. ... No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar. (Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.) No texto, e na ordem em que aparecem, ao que a autora se refere respectivamente, quando diz: ‘‘....a membrana é formada por lipídios e proteínas...’’ e “... No entando, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula.

Respostas

respondido por: Anônimo
450
Essa afirmação refere-se ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
respondido por: laurinh4h
126

Resposta:

Explicação:

Acho que vc esqueceu de pôr as alternativas :

No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere :

a) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.

b) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.

c) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.

d) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.

e) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.

A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, onde se encontram inseridas moléculas de proteínas – é o modelo mosaico-fluido, proposto por Singer e Nicholson. A passagem de substâncias pela membrana, pode ser por mecanismos passivos ou ativos.  Os íons podem fluir pela membrana por processo passivo (principalmente a difusão facilitada – que envolve proteína transportadora) e por processo ativo (quando migram contra um gradiente de concentração).

Moléculas grandes, como a glicose, entram por difusão facilitada, com auxílio das proteínas carreadoras (permeases) e por transporte ativo.

Seguindo as recomendações do enunciado, por exclusão, temos a letra A como resposta, embora o transporte de moléculas grandes nem sempre ocorra por transporte ativo, como comentamos acima. Em nossa opinião, essa questão poderia ser melhor elaborada.

Perguntas similares