• Matéria: Filosofia
  • Autor: CRESPO11
  • Perguntado 8 anos atrás

Como se faz a passagem dá consciência mítica para a filosófica?

Respostas

respondido por: Anônimo
33
Não existe regra que ensine isso pois leva tempo para o indivíduo se desligar daquilo que ele acredita ser verdade. O despertar da consciência pode levar tempo ou nunca acontecer, caso dos fanáticos religiosos que não admitem opinião sobre aquilo que acreditam como verdade.Vamos então buscar explicações nos PRÉ-SOCRÁTICOS : 
A passagem da consciência mítica para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega. De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.). 
Os primeiros filósofos buscam a arkhé, o princípio absoluto (primeiro e último) de tudo o que existe. A arkhé é o que vem e está antes de tudo, no começo e no fim de tudo, o fundamento, o fundo imortal e imutável, incorruptível de todas as coisas, que as faz surgir e as governa. É a origem, mas não como algo que ficou no passado e sim como aquilo que, aqui e agora, dá origem a tudo, perene e permanentemente.
Perguntas similares