• Matéria: Filosofia
  • Autor: aninhaaaaaaaaa1
  • Perguntado 8 anos atrás

fale sobre o espaço sagrado do cristianismo

Respostas

respondido por: Fofa24
4

AUG10O ESPAÇO SAGRADO CRISTÃO


Cristo é o alfa e o Omega, o principio e o fim de tudo que existe. Neste sentido o espaço é Cristo. Desde de que se deu à máxima hierofania, manifestação do sagrado, na própria carne humana (Deus manifesta-se em Jesus Cristo): tudo e todos foram cristificados, o universo retornou ao seu sentido primeiro de ser divino.
Se o espaço é Cristo, a pessoa do cristão é o espaço. São Bernardo chega a dizer: "O espaço é você". Mas, esse espaço reflete o Cristo em você. As primeiras construções cristãs (as basílicas) até as últimas igrejinhas perdidas por aí sempre tiveram a forma de cruz ou de corpo para receberem "o corpo místico de Cristo", a assembléia cristã, como comunidade convocada que escuta a sua Palavra, o louva e o comunga eucaristicamente.
Em geral, a arquitetura cristã é composta de espaços para "a cabeça", o "coração" e os demais membros do Cristo. A forma leva a nos unir ao espírito e nos vivifica.
Toda a matéria e forma no espaço são símbolos vitais, isto é, nos unem ao Eterno, pois o ser humano tem necessidade de tocar, visualizar, escutar, cheirar o Espírito que se manifesta "nas coisas e no tempo humano, enfim, na carne, no corpo de cada ser".
O mundo foi cristificado. Esses espaços humanos, ditos "sagrados", são espaços de perdão, de retomar a vida, de renascer. A imagem é a linguagem do espírito e temos que nos exercitar nos gestos, sons, cores e formas por onde o sagrado se manifesta.
O edifício eclesial é a casa da Igreja, no sentido bíblico. É a casa do povo, que é o Templo do Deus vivo, habitação do Espírito, casa espiritual construída sobre pedras vivas. O edifício da Igreja não tem sentido à parte da comunidade de que dele se serve. É, acima de tudo, um edifício em que o povo de Deus se reúne para certas funções, isto é, para a realização de várias atividades comunitárias conhecidas coletivamente como liturgia ou serviço público. É para isso que a igreja existe. É o edifício para a adoração comunitária. É, acima de tudo, um espaço para a assembléia eucarística. Reduzida a simples essência , a igreja é uma casa para acolher uma congregação reunida em torno de um altar.
A liturgia é o coração da vida da Igreja. É a função principal da Igreja, diz Marvin Halverson, e ela sintetiza toda as atividades e significado da Igreja...Embora não se negue devoção pessoal e adoração privativa, o culto na comunidade cristã é um ato comunitário. Por isso, a igreja deve ser projetada não para a adoração do Sozinho pelo indivíduo a sós, mas para uma comunhão comunitária chamada para uma missão no mundo. A construção deve tomar a sua forma pela adoração e não a adoração pela arquitetura. A função da Igreja é essencialmente litúrgica. Toda a estrutura, não menos do que o Altar, a Fonte Batismal ou Cálice, é instrumento da adoração. O Templo constituía a adoração para o judeu, porém, para o cristão, a adoração constituía a Igreja. A figura do Templo que vem do Antigo Testamento encontrou sua realidade na comunidade que ela própria era a construção de Deus.
Perguntas similares