Com a nova ordem mundial desde a década de 1990, a educação brasileira obtém, como direcionamento, as políticas de ajustes para atender às exigências dos padrões internacionais. O sistema educativo passou atender à competitividade econômica (LAVAL, 2004). Estes ideais de mudança de paradigmas estão pautados no neoliberalismo.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina, PR: Planta, 2004.
A partir das concepções neoliberais para a educação, avalie as afirmações a seguir:
I. Para assegurar o acúmulo de capital, o conhecimento passa a ser compreendido como uma produção da economia, ou seja, é necessário instigar a competitividade entre os alunos, a flexibilização, para que se aumente a produtividade.
II. Com a proposta de descentralização do Estado, é possível verificar a proposta de privatização da educação, pois, deve ser de interesse do indivíduo investir em sua formação para se inserir no mercado de trabalho posteriormente.
III. A ênfase da educação passa a ser os conhecimentos valorizados economicamente. Deste modo, a formação do aluno tem como objetivo atender às exigências do mercado.
IV. O ensino público, na perspectiva neoliberal, ganha destaque. O neoliberalismo indica que o Estado deve ser o único responsável para garantir ações que visam priorizar a educação gratuita.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e IV.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
Respostas
respondido por:
11
letra D - III e IV SEGUNDO O LIVRO POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
seestephane:
Muito obg
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás