Os indicadores modais ou modalizadores são elementos linguísticos que determinam como aquilo que se diz é dito e também apresentam, na construção do sentido do enunciado, a intenção do dito pelo modo que se diz. Assim, a modalização constitui a marca dada pelo sujeito a seu enunciado, ou seja, os modalizadores são meios pelos quais um falante manifesta o modo com que ele considera o seu próprio enunciado. Sendo assim, considerando os estudos sobre esse assunto, analise a expressão “Possivelmente” no último parágrafo do trecho a seguir:
A 20 dias de valer a obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que "possivelmente" o governo vai adiar a medida.
"Estamos discutindo questões do equipamento de segurança que seria acrescentado aos automóveis em 2014. Estamos preocupados com o impacto sobre o preço do carro. Isso eleva o preço do carro de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Estamos estudando o que fazer com isso", disse Mantega nesta quarta-feira (11). Os equipamentos seriam obrigatórios a partir de janeiro.
"Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor. Hoje, 60% dos veículos já têm o equipamento. Passaria para 100% [em 2014].
(Fonte: G1. Autoesporte. Freios ABS e airbag não devem mais ser obrigatórios em 2014, diz Mantega. 11 dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.)
Assim, considerando a expressão “Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor.”, assinale a única alternativa CORRETA:
A expressão “Possivelmente” é um modalizador asseverativo negativo, pois por meio dela o autor ressalta que discorda do conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”.
A expressão “Possivelmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor” como quase certo, sendo assim a expressão é considerada um modalizador quase asseverativo.
A expressão “Possivelmente” é um verbo auxiliar modal, por isso ela estabelece uma ação para o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”.
A expressão “Possivelmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor” como algo que deve ocorrer de forma obrigatória, sendo assim é uma modalização deôntica [que se refere às normas].
A expressão “Possivelmente” mostra uma reação emotiva do autor diante do conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”, pois ele considera esse conteúdo como algo bom e mostra que se sente feliz diante dele. Sendo assim, a expressão é considerada uma modalização afetiva.
Respostas
respondido por:
5
A expressão possivelmente, indica que o autor considera o conteúdo do trecho:
"vamos adiar a entrada em vigor", como quase certo,sendo assim a expressão é considerada um modalizador quase asseverativo.
"vamos adiar a entrada em vigor", como quase certo,sendo assim a expressão é considerada um modalizador quase asseverativo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás