• Matéria: História
  • Autor: Kyoraku
  • Perguntado 8 anos atrás

a) Uma característica das epopéias greco-romana é a ação centralizada num herói, como Ulisses, da Odisseia, e Enéas, da Eneida. Nesse aspecto, em que o poema Os Lusíadas é diferente?

b) Várias estrofes de Os Lusíadas abordam a expansão do reino luso e da fé cristã .isso pode ser considerado ficção ou tem fundamento historica ?comente e justifique

c) Como se pode explicar no poema a presença de divindades do paganismo, como neturno e marte, sendo os portugueses um povo cristão?

d) Por que os lusiadas sao classificados como uma obra renacentista?

e) Os Lusiadas é um classico da literatura ocidental. Faça um pequeno texto sobre essa obra e seus autores ( O texto pode ser 10 linhas no minimo )

Respostas

respondido por: danicv15
73
A) É diferente pois não se trata apenas de um herói mais falar sobre todo um contexto histórico que aconteceu durante as primeiras civilizações B) O texto pode ser interpretado como as duas coisas: uma ficção e uma obra histórica. Seu fundamento é, sem dúvida, histórico, pois retrata a expansão marítima europeia. C) Porque a obra dos "Lusíadas", de Camões segue a estética literária do Renascimento, em que os cristãos europeus incorporavam valores e elementos (como o a mitologia) da cultura dos povos da Antiguidade clássica (gregos e romanos) em suas obras. Daí os "Lusíadas" seguir o modelo de uma epopeia clássica (inspirada nos poemas do grego Homero), ou seja, um poema narrativo de um fato heroico grandioso (nacional), que para provocar mais grandiosidade inclui a intervenção de seres sobrenaturais (deuses, ninfas, etc.) na aventura. D) por que ele fui escrito durante o Renascimento e porquê ele tem ideias renascentistas.
Perguntas similares