5)
A atual proposta de educação para surdos prevê o acompanhamento de tradutor/intérprete, qualificando tal profissional como habilitado a intermediar os diálogos entre surdos e ouvintes nas escolas e demais espaços. Tal proposta emerge ancorada em uma abordagem bilíngue, de acordo com a qual a Língua de Sinais aparece como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda. A língua de sinais e a Língua Portuguesa são mantidas porque a primeira permite ao sujeito se identificar e viver uma experiência visual, e a segunda permite ao surdo estar entre brasileiros, sendo brasileiro. Por meio de uma proposta de educação que se quer inclusiva, o bilinguismo vem tomando corpo em diversos espaços educacionais e a inclusão de surdos, em escolas regulares de ensino, vem sendo incentivada, por meio de políticas públicas em âmbito nacional.
GRAFF, Patrícia. Surdos e ouvintes na escola regular: possibilidades de emergência de sujeitos bilíngues– SMEJ-Santa Rosa Agência Financiadora: CAPES.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2921_texto.pdf
(Acesso 24 de jun. 2016)
2016 é o ano da Inclusão. A Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência, entrou em vigor e reforça o Decreto 5.626/05, regulamentando a profissão do intérprete da Libras e reforçando a obrigatoriedade da contratação deste profissional para a inclusão de alunos com surdez. Com base no texto e nos conteúdos trabalhados na disciplina de Educação Inclusiva, analise as proposições e a relação proposta entre elas:
I- A inclusão do aluno com surdez deve acontecer a partir do período de alfabetização, no ensino fundamental, até o ensino médio, garantindo-lhe utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional.
Por que
II- Essa ação, propicia a este público, usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
2
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
123priscilaritter:
correto
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás