• Matéria: Biologia
  • Autor: Matheus1111lcnf
  • Perguntado 8 anos atrás

Geleias feitas de fruta e açúcar demoram para estragar, explique usando o conceito da osmose

Respostas

respondido por: barrosluca97
1
A osmose é um fluxo de solvente (geralmente água) que acontece quando dois meios de concentrações diferentes (um mais diluído e outro mais concentrado) estão em contato. O objetivo desse fluxo de solvente é reequilibrar as concentrações entre os dois meios. É um processo passivo, ou seja, acontece de forma natural, sem gastos energéticos de nenhum dos meios.
Por ex.: Ao preparar uma salada de folhas, é normal temperarmos apenas no momento de consumir. Se temperarmos muito antes, as folhas murcham e a salada fica "aguada". Isso acontece porque o sal do tempero altera a concentração do meio (a salada) e as folhas perdem água para se equilibrarem com a nova concentração. Em outras palavras,o sal "rouba" a água dos alimentos e até do ambiente (por isso, é comum o sal do saleiro ficar úmido). Tudo isso é resultado da osmose.
No caso das geleias, compotas, goiabadas, etc. é o excesso de açúcar que "rouba" a água do meio. Esses produtos se mantém úmidos e podem ficar fora da geladeira porque fungos e bactérias do ar perdem água em contato com o açúcar, não conseguindo se desenvolver.
Portanto, tanto o sal quanto o açúcar desidratam o que entra em contato com eles. Já reparou que, nos mercados, o bacalhau não precisa ficar no freezer?   
Perguntas similares