Respostas
Partido da equação horária do espaço no MUV, o discípulo de Galileu Galilei, Evangelista Torricelli (1608-1647) formulou uma relação matemática conhecida como equação de Torricelli.
Sendo que S=S0+V0t+at22 (I), pode-se obter o espaço do corpo em função do tempo.
E ainda da equação horária da velocidade V=V0+at (II), onde podemos encontrar a velocidade do corpo em um determinado tempo.
Assim sendo temos que S0, V0 e a são constantes relacionadas ao movimento do corpo, ou seja invariáveis. E que S, V e t são as variáveis, como a equação I relaciona S em função de t e de a, e ne equação II relacionamos V em função de t e de a. Temos as equações:
t=V−V0a substituindo na equação I temos: S−S0=V0(V−V0a)+a(V−V0a)22, para facilitar iremos multiplicar esta equação por 2a e consideramos S - S0 = ΔS, assim temos que:
2aΔS=2VV0−2V20+V2−2VV0+V20
Simplificando: V2=V20+2aΔS
Observe que V=±V20+2aΔS−−−−−−−−−√ , assim para certos casos devemos considerar a velocidade positiva ou negativa, conforme a conveniência da situação.
A grande vantagem desta equação é que o fator tempo não existe, por exemplo, se considerarmos a situação onde conhecemos a desaceleração média de um veículo (a), com os vestígios (marcas) deixados no asfalto (ΔS), que são feitos devido ao forte atrito entre o pneu e o asfalto, um perito pode avaliar qual era a velocidade do veículo antes da frenagem.