• Matéria: Pedagogia
  • Autor: irisjunior
  • Perguntado 8 anos atrás

NELSON EDUARDO ROCHA LÃVERO - segunda, 10 abril 2017, 16:22 Durante nossa primeira aula da Ocidentalização, discutimos sobre a expansão da Europa Ocidental no mundo e os efeitos que esta expansão gerou. A conquista que as nações europeias promoveram deixaram suas marcas na atualidade. Muito do que discutimos hoje como uma verdade absoluta sobre outros povos está relacionado aos valores ocidentais. Quando falamos sobre os elementos que impulsionaram a ocidentalização nós comentamos sobre a racionalidade, a cultura cristã e o capitalismo, como elementos que se integraram para garantir o sucesso da dominação das nações ocidentais. O poeta chileno Pablo Neruda definia a conquista da América por três elementos e condições: "A espada, a fome e a cruz iam dizimando a família selvagem". Nesse sentido, relacione os elementos que Neruda aponta em seu verso com a expansão da Europa ocidental e disserte sobre essa relação, considerando os aspectos capitalismo, ciência-tecnologia e cultura cristã.

Respostas

respondido por: nathannercntt
0
Essa é uma resposta que vi nessa mesma pergunta de outra pessoa. 
Espero ter ajudado.

Durante os processos de colonização da América do Sul e Central, pudemos testemunhar, através de registros históricos, a imposição violenta da cultura cristã aos povos nativos. Até hoje o catolicismo tem uma relevância bem considerável na mentalidade destes povos. Na América do Norte, o protestantismo teve mais força e está crescendo de forma acelerada nos outros países católicos da América. 

A ciência e a tecnologia americanos foram muito beneficiadas pela expansão europeia, mas a custo de muita exploração dos recursos naturais americanos. De qualquer forma, o progresso da América se deve muito à atuação do Ocidente, mesmo que realizado por caminhos tortos, pois somos uma miscigenação de povos europeus, nativos e negros africanos.  
Perguntas similares