4ª QUESTÃO Saviani (1991, p. 21) destaca que “[...] o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”. Essa expressão nos mostra que o conhecimento, o qual o homem se apropria no decorrer da vida, é produzido pelos homens para que eles possam dar continuidade à sua existência. Nesse sentido, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A educação por ser uma ação transformadora, é um processo de trabalho. ( ) Os conteúdos trabalhados na escola são de relevância para a formação do educando no contexto da prática social. ( ) As datas comemorativas, para Saviani (1992), têm papel importante na aprendizagem dos educandos. ( ) O ensino dos conteúdos científicos é função da escola. Diante das questões apontadas, assinale a sequência correta: ALTERNATIVAS V, V, F, F. F, V, V, V. V, F, V, F. V, V, F, V. V, F, V, V.
Respostas
O autor segue uma linha marxista, baseada no materialismo histórico - dialético e que busca juntar teoria e pratica rumo à revolução social do proletariado para que o homem atinja seu devir: a liberdade.
Assim:
(V) A educação por ser uma ação transformadora, é um processo de trabalho.
Sim, já que Saviani baseava suas teoria e metodologia pedagógica na teoria marxista (materialista e histórico – dialética visando a liberdade do homem pela revolução do proletariado) de Marx, Engels alem de Gramsci, onde o trabalho era o modo do homem agir para se adaptar sobre a natureza ou melhor, para adapta-la a ele. A educação seria um processo que envolvia trabalho também, um trabalho não material (não focava na produção de bens materiais) que “produziria” direta e intencionalmente em cada individuo a humanidade construída histórica e coletivamente.
(V) Os conteúdos trabalhados na escola são de relevância para a formação do educando no contexto da prática social.
Como marxista e seguidor das teorias sociais de Marx, Saviani tinha grande preocupação em fazer andar junto teoria e pratica. A pratica social seria o ponto de partida de um processo pedagógico e seria seu fim, quando os alunos terão uma compreensão semelhante a do ponto de partida do professor, alterando a pratica social, já que os alunos estão inseridos em meios que são cruzados por suas ações. O professor seria um agente ativo da transformação social comprometido politicamente com ela mesmo que não fale sobre política.
O objetivo da escola é ensinar os conteúdos científicos, um conteúdo calcado na critica dialética para que, partindo da pratica social, as transformações sociais ocorram. As datas comemorativas, muitas vezes comemoradas e tendo ações dentro da escola apenas na forma de tradição e a – critica, levam a simplesmente a confirmar e fortalecer todo poder simbólico sob controle da burguesia. Usar o espaço destinado à transformação social na escola seria colocar em primeiro plano o que se deveria estar em segundo. Com tantos feriados, abrir espaço para as datas comemorativas seria gastar o tempo do para acesso aos conhecimentos sistematizados e elaborados que levariam à transformação. Elas poderiam ser aceitas como atividades extracurriculares que viessem para agregar para agregar, nunca para prejudicar ou susbtituir.
(V) O ensino dos conteúdos científicos é função da escola.
Saviani faz uma critica à critica da Pedagogia da Escola Novista sobre a Pedagogia tradicional porque esta atingia o objetivo de transmitir conhecimentos acumulados e sistematiza-los logicamente, se preocupando na transmissão de um conhecimento cientifico: objetivo, impessoal e sistematizado. O professor seria o encarregado dessa atividade de transmitir um maior acervo cultural aos alunos. Acervo já incorporado à cultura da humanidade Ora, seria lógico isto visto que o professor teria autoridade para ensinar sei conhecimento especifico, ele seria legitimado por sua formação de nível superior.
A Pedagogia Escola nova surgiu acreditando numa capacidade de equidade da escola, mas que a escola tradicional não cumpriu,mas ela teria sido mais “desigualitaria” por ter criado uma situação de desigualdade de classes nas escolas, já que afrouxou as disciplinas, se preocupava menos com a transmissão do conhecimento e mais com a questão do “aprender a aprender”, o que teria baixado o nível das escolas populares e aprimorou a qualidade das escolas de elite.
Assim: Alternativa V, V, F, V.
Concordo com o colega!
Resposta:
Alternativa 4:
V, V, F, V.