• Matéria: História
  • Autor: liulexo
  • Perguntado 8 anos atrás

Coluna 1 Coluna 2 I. Pleonasmo A - Trata-se da forma de atenuar o sentido literal e desagradável de uma palavra, o que não é muito comum nos textos profissionais ou acadêmicos. II. Hipérbole B - Significa redundância, e em geral é evitado em textos científicos ou profissionais. Utiliza-se este recurso quando se quer enfatizar ou reforçar o significado de uma ideia. III. Eufemismo C - Consiste em representar, através da escrita, os sons produzidos pelos animais, objetos ou seres humanos. IV. Onomatopeia D - É muito utilizado em textos poéticos. É quando se exagera na expressão de uma ideia (especialmente quando essa ideia é o amor).

Respostas

respondido por: ferretti
0
Bom dia!

A - Trata-se da forma de atenuar o sentido literal e desagradável de uma palavra, o que não é muito comum nos textos profissionais ou acadêmicos.
Para atenuara literalidade de uma palavra, utilizamos um eufemismo, reduzindo seu impacto.

B - Significa redundância, e em geral é evitado em textos científicos ou profissionais. Utiliza-se este recurso quando se quer enfatizar ou reforçar o significado de uma ideia.
Uma redundância, ou seja, quando um texto é notavelmente repetitivo, é denominada, em termos de figura de linguagem, como pleonasmo.

C - Consiste em representar, através da escrita, os sons produzidos pelos animais, objetos ou seres humanos.
Quando procuramos representar sons de animais ou objetos, a figura de linguagem utilizada em textos é a onomatopéia.

D - É muito utilizado em textos poéticos. É quando se exagera na expressão de uma ideia (especialmente quando essa ideia é o amor).
O exagero é reconhecido como hipérbole.

Abraços!
Perguntas similares