• Matéria: História
  • Autor: mariahclaracardoso
  • Perguntado 8 anos atrás

As pesquisas arqueológicas sobre os antigos habitantes da américa apontam para duas hipóteses. Uma delas se baseia no fato de os atuais indígenas brasileiros, os prováveis descendentes dos povos que habitaram esse território no passado, terem as feições parecidas com as dos povos asiáticos da atualidade. Outra hipótese, mais recente, leva em conta os achados arqueológicos em Minas Gerais, que datam de 11 mil anos e indicam outro tipo físico diferente dos asiáticos, mais próximo do tipo físico dos Aborígines Australianos.

a) Em que medida a análise dos tipos físicos, feita com base nos crânios e ossos encontrados em diferentes sítios arqueológicos da América e do Brasil, contribuiu para que os pesquisadores chegassem a essas conclusões?

Respostas

respondido por: otsiv
3
De forma clara"Mariahclaracardoso"

O caso dos geneticistas, que começaram a se interessar pelo assunto mais recentemente, os estudos se relacionam à análise do DNA de nativos americanos modernos. Os estudos mais recentes apontam para a Ásia, mais especificamente a Sibéria.

Essa origem asiática dos primeiros habitantes da América e, por consequência, do Brasil, é aceita por quase todos os pesquisadores do assunto. Segundo essa teoria, eles teriam chegado pelo estreito de "Bering" há cerca de 16 mil anos e depois se espalhado pelo continente. Há, porém, quem pense diferente. No Brasil, um caso notório é a arqueóloga paulista "Niède Guidon", que desde 1978 realiza escavações no sul do Piauí.

Ela defende a hipótese de que os primeiros seres humanos a pôr os pés no país vieram diretamente da África, entre 150 mil e 110 mil anos atrás, “saltando” de ilha em ilha pelo meio do oceano Atlântico, que, devido a glaciações, estava cerca de 120 metros mais baixo que hoje.

O problema é que jamais foram encontrados ossos fossilizados desses pioneiros, o que coloca em xeque a teoria.
Por isso, é quase consenso entre os especialistas que os primeiros brasileiros chegaram ao país pelo noroeste, ou mais precisamente pela Amazônia.

A partir dessa região, eles foram paulatinamente ocupando o resto do território, alguns grupos pelo interior, outros margeando a costa. Estes, mais tarde, também podem ter conquistado o interior a partir do litoral, seguindo os cursos dos rios. Seja como for, o que os estudos mais recentes têm revelado é que há 10 mil anos praticamente todo o território brasileiro já era habitado. A prova disso são vários sítios arqueológicos com vestígios ao redor dessa idade encontrados em diversas partes do país.

Espero ter ajudado :)
Perguntas similares