• Matéria: História
  • Autor: colossal
  • Perguntado 8 anos atrás

como se explica a recusa do governo e dos proprietários de terras em acabar com o tráfico atlântico de escravos no século XIX?

Respostas

respondido por: viniciussulamericano
487
Porque o tráfico de escravos era muito lucrativo para os fazendeiros e Dom Pedro II não tinha escravos porque considerava a escravidão como "vergonha nacional" mas tinha medo de o Brasil perder sua economia porque a escravidão era o que dava lucro ao Brasil e decidiu abolir a escravidão de modo lento e gradual, de modo que a economia brasileira não sofresse impacto.
respondido por: EduardoPLopes
82

Os proprietários de terras resistiam ao projeto de acabar com o tráfico negreiro pois eles eram diretamente beneficiados com a prática, pois conseguiam um vasto contingente de escravizados, mão-de-obra barata, que aumentava consideravelmente a margem de lucro dos latifundiários.

Quando a manutenção do tráfico negreiro se tornou insustentável (primeiro com a Lei Aberdeen, imposta pela Inglaterra em 1847, e depois pela Lei Eusébio de Queirós, em 1850) passaram a defender a imigração europeia como forma de realizar a substituição das forças produtivas no Brasil, facilitando a entrada de imigrantes que ocupariam uma posição social pouco acima da dos escravizados.

Com isto foram capazes de manter uma estrutura sócio-econômica que os beneficiava em detrimento do desenvolvimento nacional e da dignidade dos escravizados e dos imigrantes.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622237

Anexos:
Perguntas similares